O que realmente é Hipnose?

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Olá Hipnotista,

Neste texto vou explicar de uma maneira muito simples o que é Hipnose, você vai curtir e achar bem interessante, tenho certeza!

Em resumo, Hipnose é a capacidade de acessar uma camada mais profunda da mente (chamada de subconsciente) e assim ter acesso à todas as programações mentais que existem lá. Agora, o mais interessante é  descobrir como este acesso é feito, os benefícios de acessar esta camada e principalmente como a vida de uma pessoa pode melhorar fazendo isso.

Vamos lá!

Primeiro precisamos entender a Mente Humana, que é o local onde a Hipnose funciona.

Conceitos iniciais:

A Mente é uma representação do nosso cérebro.

O Cérebro é uma máquina de produzir sinapses.

As Sinapses são programações mentais que determinam nossos comportamentos, tanto os que nos fazem bem quanto os que nos fazem mal (compulsões, medos, tristezas, desanimo, raiva, etc).

O Comportamento de uma pessoa, ou seja, a maneira como ela se comporta diante de uma determinada situação é o que determina o sucesso ou o fracasso em sua vida.

Para compreendermos a mente, vamos dividí-la em 3 camadas: Consciente, Subconsciente e Inconsciente. E a Hipnose só funciona no Subconsciente.

Consciente: armazena programações mentais que são percebidas e controladas. Força de Vontade, Pensamentos lógicos, racionais, analíticos, críticos. Todos os comportamentos, vontades que uma pessoa pode controlar, por exemplo, quando você decide se vai ou não atender um número desconhecido que chama em seu celular ou qual roupa usar no seu dia… Você consegue perceber a vontade de atender e a vontade de não atender o telefone chamando e você controla o final da história (se vai tender ou não), você percebe a vontade de vestir uma roupa ou outra e decide qual escolher (seja qual for o critério de decisão, pelo fato de combinar melhor com a agenda do dia, porque a previsão do tempo está determinando, ou racionalmente porque você quer.)

Subconsciente: armazena programações mentais mais profundas, que são percebidas mas não controladas. Basicamente programações emocionais, de hábitos… Uma pessoa que percebe que está com medo de dirigir, ou com medo de um inseto, ou ainda com uma tristeza, uma preguiça e gostaria de não sentir esta emoção que causa prejuízo mas não consegue mudar o final da história e alterar a emoção que sente, mesmo sabendo que é prejudicial, esta pessoa está lidando com uma programação mental subconsciente.

Inconsciente: armazena programações mentais mais profundas ainda, que não são percebidas e nem controladas. Basicamente programações mentais que cuidam da saúde, fisiologia de uma pessoa. Por exemplo, enquanto você está lendo este texto, suas unhas estão crescendo, seu cabelo está crescendo (talvez), seu sistema imunológico está combatendo alguma inflamação por aí… certamente você não percebe e não controla estas ações, mas acredite, existem sinapses na sua mente fazendo com que isso aconteça.

Agora vamos entender o que é Atenção.

Existem vários sistemas naturais funcionando na mente, um deles é o sistema de Atenção.

Considere que todas as pessoas possuem uma cota de 100% de atenção para utilizar e esta cota é distribuída entre as camadas consciente e subconsciente. Quanto mais atenção dedicarmos a uma destas camadas, mais recursos estarão disponíveis (Consciente: raciocínio lógico, aprendizado, pensamento analítico, crítico, força de vontade, etc. / Subconsciente: controle emocional, comportamentos, hábitos, vontades, etc. ) e mais consumo de energia (glicose*) haverá nesta camada.

*Quando uma programação mental é ativada, ou seja, uma sinapse é ativada, o cérebro queima glicose que está disponível no sangue como fonte de energia.

Na maior parte do dia de um adulto, podemos considerar que sua cota de atenção fica dividida em cerca de 80% para a camada Consciente e 20% para o Subconsciente. As responsabilidades da vida adulta, exigem mais atenção para as funções conscientes… raciocínar, pensar, criticar… Assim com menos cota de atenção subconsciente conseguimos controlar/acessar menos funções desta camada, geralmente o suficiente para diálogos internos.

Agora sim, Hipnose!

Hipnose é a habilidade de transferir, de maneira controlada, mais Atenção para a camada Subsconsciente. Simples assim =)

Vários sistemas fisiológicos permitem esta transferência como stress/sobrecarga do sistema nervoso, relaxamento, quebra de padrão racional, etc.

Quando uma pessoa transfere mais Atenção para a camada subconsciente, ela passa a ter mais acesso aos recursos desta camada (consequentemente passa a ter menos acesso aos recursos conscientes durante o tempo de hipnose, mas jamais chega a ficar sem consciência).

Por que usar Hipnose?

Ter acesso à camada subsconsciente da mente significa ter acesso à todas as suas funções… Abaixo alguns exemplos:

Programações emocionais: a maneira como você reage emocionalmente à determinados estímulos… Imagine mudar suas programações de medo para que não sinta mais esta emoção limitante nos momentos onde ela te prejudica. Isso pode transformar a vida de uma pessoa positivamente!

Traumas: Reprogramar (dessensibilizar) traumas que foram vividos para anular pensamentos que derivam destes traumas.

Comportamentos: Uma ajuda significante para facilitar a mudança de comportamentos indesejados como manias, compulsões alimentares, transtornos obsessivos, dentre outros.

Regressão de memória: Outra função muito relevante do subconsciente é o armazenamento de memórias que não são necessárias no dia a dia. Dentro de um estado de hipnose corretamente conduzido, é possível acessar memórias a partir do 3o mês de gestação, isso mesmo, é possível se lembrar de vivências de dentro da barriga da mãe. Esta função tem uma profunda utilidade terapêutica para o tratamento da causa dos problemas.

Sintomas Psicossomáticos: Desativar problemas que o corpo já está somatizando (inconsciente), vindos de problemas subconscientes que não foram tratados, como fibromialgia, alergias, dores, etc.

Agora, considere, o quanto pode ser útil para a vida de uma pessoa ter acesso ao seu estado de hipnose corretamente conduzido.

Conclusão!!!

Agora você certamente conhece e compreende um pouco melhor oque é o fenômeno da Hipnose em uma pessoa e a utilidade que este estado pode ter, e de uma maneira mais simples do que algumas fontes tentam explicar (hipnose é ultrapassar o fator crítico… hipnose é um estado alterado da mente… etc…) conceitos que não deixam de ser verdade mas são confusos de compreender.

Para você agora, hipnose é transferir mais atenção para a parte mais interna da mente (camada subconssciente). Simples, para que assim, se possa ter acesso a mais recursos desta camada.

 

Então, muuuuito beeeem!!!

Espero que tenha gostado deste artigo e que seja útil em seu estudo sobre Hipnose.

Um grande abraço

Thiago Porto
Hipnoterapeuta e Trainer de Hipnose

www.institutoversate.com.br
www.clinicaversate.com.br

Quem leu este também gostará desses

Auto Hipnose – Por que você deveria ler este artigo?

Como você chegou neste artigo, certamente você deve estar se perguntando, “Para que serve Auto Hipnose?” ou “O que eu vou fazer com isso?” ou ainda “Que diferença isso pode fazer em minha vida?”… e

A Hipnose não vai bagunçar minha cabeça?

Não, desde que seja conduzida por um profissional devidamente capacitado. Quando uma pessoa entra em estado de hipnose ela passa a ter acesso, sem filtro, às suas programações mentais subconscientes (memórias, emoções, etc) e neste

Para quem é a Hipnose?

Hipnose pode ser aplicada em qualquer pessoa que possa cumprir três requisitos mentais. A única possibilidade de uma pessoa não ser hipnotizada, seguindo estes três requisitos é por má condução do Hipnotista/Hipnoterapeuta. Estes Requisitos são:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *